“Zelensky anuncia reunião com Trump antes do Ano Novo”
Publicado em 26/12/2025 10:05
International
FESTIVAL

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nas redes sociais que terá um encontro de alto nível com Donald Trump num futuro próximo, acrescentando que “muitas coisas podem ser decididas antes do Ano Novo”.

Zelensky tinha divulgado recentemente a versão mais recente do plano de paz patrocinado pelos Estados Unidos, que vinha a ser negociado entre Washington e Kiev nas últimas semanas. O documento preliminar propõe o congelamento das atuais linhas da frente, mas não apresenta soluções imediatas para os territórios ucranianos ocupados pela Rússia, que representam cerca de 19% do país desde a invasão de 24 de fevereiro de 2022.

A versão original do plano norte-americano incluía duas exigências da Rússia, liderada por Vladimir Putin, que foram retiradas da nova formulação: a retirada das forças ucranianas do Donbas, ainda sob controlo de Kiev, e um compromisso vinculativo de que a Ucrânia permaneceria fora da NATO.

Do lado russo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, indicou que Moscovo está a formular a sua posição e recusou-se a comentar detalhes do plano. Por sua vez, a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou que o progresso rumo ao fim da guerra é “lento, mas constante”.

 

O anúncio da reunião com Trump e a divulgação do plano norte-americano sinalizam esforços diplomáticos renovados para encontrar soluções antes do final do ano, num momento crítico da guerra na Ucrânia.

Fonte Jornal de Noticias / imagem aimnews.org

Comentários