Tragédia em Córdoba em Colisão de Comboios
Portugal sem vítimas confirmadas até ao momento; acidente envolvendo dois comboios de alta velocidade choca Espanha
Publicado em 19/01/2026 09:40 • Atualizado 19/01/2026 09:43
International
FESTIVAL

Um grave acidente ferroviário abalou Córdoba, Espanha, no domingo à noite, causando pelo menos 39 mortos e dezenas de feridos, incluindo 24 em estado grave, quatro deles menores. Até à manhã desta segunda-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal informou que não há registo de vítimas portuguesas, mantendo-se o acompanhamento da situação.

O desastre ocorreu quando um comboio da Iryo, que partira de Málaga com destino a Puerta de Atocha, descarrilou os seus três últimos vagões às 19h39 locais, invadindo a via contígua, onde circulava outro comboio da Renfe com destino a Huelva. A colisão projetou os dois primeiros vagões do segundo comboio por um aterro de cerca de quatro metros.

Em declarações à imprensa, o ministro espanhol dos Transportes, Óscar Puente, qualificou o acidente como “tremendamente estranho”, revelando que a via envolvida tinha sido totalmente renovada recentemente e que o comboio Iryo era praticamente novo, com apenas quatro anos. Uma investigação especializada foi já iniciada para apurar as causas.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, dirigiu-se ao local do acidente na manhã desta segunda-feira, acompanhado pelas autoridades locais. O Governo português lamenta profundamente a tragédia e mantém contacto constante com as autoridades espanholas.

Fonte: CNN PORTUGAL / FOTO:Agências internacionais (AFP / Reuters / outros meios noticiosos) 

Comentários