Presidente da Câmara do Porto Lança Plano Histórico para Colocar o Desporto no Centro da Vida das Pessoas
Com investimento de 130 milhões de euros, o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo visa modernizar infraestruturas, promover igualdade e preparar o Porto como Capital Mundial do Desporto 2028.
Publicado em 21/01/2026 10:31 • Atualizado 21/01/2026 10:31
Desporto
FESTIVAL

O Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo arrancou esta terça-feira no Porto com uma caminhada simbólica pela cidade, marcando o início de um ambicioso programa de longo prazo para colocar o desporto no coração da vida dos portugueses. A cerimónia contou com a ministra do Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entre outros representantes do setor.

Pedro Duarte destacou o papel central do desporto na vida urbana, afirmando que “para as cidades, o desporto é, no fundo, um precioso instrumento de cidadania”, capaz de transmitir valores, promover a igualdade e combater a discriminação. O autarca sublinhou ainda que investir em desporto tem efeitos diretos na qualificação do espaço público, no bem-estar urbano e na economia local, ao reforçar a imagem e reputação das cidades.

O presidente da Câmara lembrou que, em 2028, o Porto, em parceria com Vila Nova de Gaia, será Capital Mundial do Desporto, oportunidade que pretende servir de trampolim para transformar a cidade numa referência em prática desportiva generalizada e cultura de atividade física.

Por sua vez, Margarida Balseiro Lopes enfatizou o “investimento histórico de 130 milhões de euros no setor do desporto”, já traduzido em resultados concretos, incluindo a requalificação de oito centros de alto rendimento. A ministra reforçou a prioridade de ampliar o acesso ao desporto para crianças, jovens, pessoas com deficiência e mulheres, garantindo também que os atletas possam desenvolver todo o seu potencial.

O plano assenta em seis pilares estratégicos e 44 medidas concretas, definindo um compromisso nacional de 12 anos para aumentar a prática desportiva, reduzir desigualdades e modernizar o sistema desportivo em linha com os próximos três ciclos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos.

O lançamento contou ainda com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e dos presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, Fernando Gomes e José Manuel Lourenço, reforçando o envolvimento de todos os atores na ambição de colocar o desporto no centro da vida das pessoas e das cidades.

Fonte:Câmara Municipal do Porto / Fotos: Câmara Municipal do Porto / Jão Pedro Rocha

 

Comentários