Como acontece todos os anos, os Paços do Concelho do Porto voltaram a encher-se de música na manhã de ontem, com o tradicional cantar das Janeiras, marcando o início do ano e o encerramento simbólico da quadra natalícia.
O evento contou com a participação de cerca de cinco dezenas de crianças do projeto “Iniciação à Música” da Escola Básica das Antas, destacando a importância das Atividades de Animação e de Apoio à Família. Além delas, jovens músicos do Curso de Música Silva Monteiro também se juntaram à celebração, evidenciando o trabalho desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Escola Básica do Cerco.
As vozes das crianças e jovens ecoaram pelo salão dos Paços ao som de clássicos como “Somos Reis, Somos Magos” (Tucantar), “Vamos Cantar as Janeiras” (Mónica Cordeiro), “Noite Feliz” (Franz Gruber), “Natal de Elvas” (arranjo de M. Roseira Dias) e terminaram com “Natal dos Simples” de Zeca Afonso.
O momento, além de musical, simboliza a união e a cultura da cidade, celebrando uma tradição que envolve gerações e reforça o papel da música na formação artística e social dos mais jovens portuenses.
Fonte:Câmara Municipal do Porto / Fotos: Câmara Municipal do Porto / Andreia Merca