O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu sob aviso vermelho devido à previsão de neve, que deverá começar a cair acima dos 600/800 metros a partir das 0 horas de sexta-feira. As acumulações podem atingir 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros, com formação de gelo, podendo causar perturbações graves na circulação e afetar alguns abastecimentos locais.
Outros distritos, incluindo Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Bragança, estão sob aviso laranja devido à neve, enquanto Lisboa, Leiria, Évora, Setúbal, Santarém, Portalegre e Faro registam avisos amarelos por chuva forte e vento.
A depressão Ingrid, que atinge Portugal Continental desde esta quinta-feira à tarde, provoca ainda forte agitação marítima. No sábado, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso vermelho devido a ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir os 15 metros. Algumas zonas costeiras da Madeira e Porto Santo também terão avisos, alternando entre amarelo e laranja.
O IPMA reforça que o aviso vermelho é emitido em situações extremas, enquanto o laranja indica risco moderado a elevado e o am