Das nove candidaturas apresentadas por famílias de Valongo ao programa Solar Solidário, sete já foram consideradas elegíveis, com instalação dos painéis fotovoltaicos concluída ou agendada. As duas candidaturas restantes aguardam decisão da EDP.
O programa, que entrou em vigor a 1 de setembro de 2025, é fruto de uma parceria entre a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) e a EDP, e prevê a atribuição de dois painéis solares por candidatura, incluindo instalação, a residentes em moradias unifamiliares da Área Metropolitana do Porto, a norte do rio Douro.
As candidaturas continuam abertas. Os interessados podem dirigir-se ao Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Valongo ou ao Espaço Energia, localizado no Gabinete de Atendimento ao Cidadão em Ermesinde, nas galerias da Estação, junto à entrada da Gandra.
Para serem elegíveis, os candidatos devem ter Tarifa Social de Energia e ser beneficiários de pelo menos um dos seguintes apoios sociais: Complemento Solidário para Idosos, Rendimento Social de Inserção, Subsídio Social de Desemprego, Abono de Família, Pensão Social por Invalidez, Complemento da Prestação Social para a Inclusão ou Pensão Social de Velhice.
Os interessados devem apresentar uma fatura de energia e um comprovativo do apoio social no momento da candidatura.