A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve uma pessoa e notificou seis cidadãos estrangeiros para abandono voluntário do país durante uma operação de fiscalização realizada quinta-feira em Fátima, no distrito de Santarém.
A ação, conduzida pelo Destacamento Territorial de Tomar e pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, teve como objetivo prevenir situações de tráfico de humanos, violação dos direitos humanos e exploração laboral. No total, foram fiscalizados 37 estrangeiros.
O detido, por permanência ilegal em território nacional, foi apresentado ao Tribunal Judicial de Ourém e ficará, no máximo, 60 dias num centro de acolhimento temporário enquanto aguarda o processo de expulsão. Além disso, seis cidadãos receberam notificações para deixar voluntariamente o país e foram elaborados seis autos de contraordenação por excesso de permanência.
A operação contou com o apoio de serviços de saúde pública de Ourém e Leiria e da ação social da Câmara de Ourém. A GNR reforçou o alerta para a denúncia de situações suspeitas de tráfico humano, sublinhando a importância de proteger populações vulneráveis.
Fonte:JN / Foto:GNR