O Mercado do Bolhão, no centro do Porto, voltou a brilhar como um símbolo de tradição e autenticidade após a sua reabertura em 2022. Reconhecido com o Prémio Nacional de Turismo 2025, na categoria Turismo Autêntico, o mercado mantém a essência de espaço de frescos e comércio local, enquanto acolhe turistas de todo o mundo.
Mais de 60% dos comerciantes históricos regressaram às suas bancas, e o mercado apresenta hoje 121 espaços com 95% de ocupação, incluindo floristas, artesanato, frutas, legumes e até um amolador, preservando a diversidade tradicional do Bolhão. Cerca de 80% das bancas estão dedicadas a produtos alimentares.
Para manter o equilíbrio entre tradição e novas exigências, a gestão do mercado promove iniciativas como os jantares “À Bolhão Pato”, que juntam gastronomia, produtores locais e cultura, e estuda serviços de entrega para idosos e ações de proximidade à comunidade. Antes do encerramento para obras, o Bolhão recebia cerca de 5 mil visitantes aos sábados; atualmente, a média diária ultrapassa 21 mil, chegando aos 23 mil nos dias de maior movimento.
A reabilitação do mercado envolveu um investimento de 50 milhões de euros, com financiamento comunitário pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (NORTE 2020) e o trabalho de cerca de 400 operários. O espaço conseguiu conciliar modernização arquitetónica com o património imaterial, preservando memórias de gerações de comerciantes e fortalecendo a ligação da cidade à sua história viva.
Fonte:Sicnoticias:Foto:Bolhaoarquivo