Agora é vez da Depressão Joseph que provoca alerta laranja em várias regiões de Portugal
Chuva forte, vento e agitação marítima obrigam a cuidados redobrados nos próximos dias
Publicado em 26/01/2026 10:19 • Atualizado 26/01/2026 10:19
Noticias
FESTIVAL

Portugal continental e os Açores começam a sentir os efeitos da depressão Joseph, com previsão de chuva intensa, vento forte, neve e agitação marítima. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja e amarelo para diversos distritos e ilhas, alertando para riscos elevados.

No continente, a chuva e o vento já afetam o Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões até ao fim de semana. Estão previstos rajadas de vento de até 100 km/h nas terras altas e ondas de 4 a 5 metros, que podem atingir 12 metros de altura máxima a partir de terça-feira. Os distritos sob aviso laranja incluem Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

Além disso, haverá queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendendo para cotas de 600 a 800 metros nas regiões Norte e Centro, e na serra de S. Mamede. Os avisos amarelos cobrem ainda outras regiões, alertando para chuva, vento e formação de gelo.

Nos Açores, o IPMA elevou para vermelho os avisos de agitação marítima para os grupos Ocidental e Central, com ondas até 19 metros de altura máxima, enquanto São Miguel e Santa Maria estão sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima. O organismo prevê que os efeitos da depressão se prolonguem nos próximos dias, mantendo atenção redobrada para segurança de pessoas e bens.

Fonte:CNN Portugal / Foto:istockphoto

Comentários