Pedro Duarte Quebra Silêncio e Declara Voto em António José Seguro
Apoio inesperado agita a corrida a Belém antes da segunda volta presidencial
Publicado em 19/01/2026 08:35 • Atualizado 19/01/2026 08:36
Política
FESTIVAL

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, assumiu publicamente o seu apoio pessoal a António José Seguro para a segunda volta das eleições presidenciais, marcada para 8 de fevereiro, numa declaração que está a marcar o debate político nacional.

A posição foi assumida no programa “O Princípio da Incerteza”, da CNN Portugal, onde o autarca e antigo ministro dos Assuntos Parlamentares do primeiro governo de Luís Montenegro foi taxativo: afirmou não ter “a mais pequena dúvida” sobre o seu voto, garantindo que a decisão é “absolutamente clara e inequívoca”.

No mesmo espaço televisivo, José Pacheco Pereira revelou também que irá votar em António José Seguro na segunda volta das presidenciais, embora tenha sublinhado que o fará “sem entusiasmo”, deixando claras reservas políticas quanto ao momento eleitoral.

De acordo com os resultados provisórios das eleições realizadas no domingo, António José Seguro, apoiado pelo Partido Socialista, e André Ventura, apoiado pelo Chega, garantiram presença na segunda volta. Cotrim Figueiredo, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, ficou em terceiro lugar, à frente de Gouveia e Melo e de Marques Mendes, este último apoiado pelo PSD.

O apoio assumido por Pedro Duarte surge como um dos mais relevantes desta fase final da campanha, acrescentando nova tensão e leitura política a uma disputa presidencial que se anuncia renhida e decisiva.

Fonte:JN / Foto: Câmara Municipal do Porto / Direitos Reservados

 

Comentários