Um grave acidente ferroviário no sul de Espanha, no município de Adamuz, causou até ao momento a morte de 39 pessoas e deixou vários feridos. Entre os passageiros, pelo menos dois cidadãos portugueses estavam a bordo: uma mulher já recuperada e em casa e outro caso em investigação pelas autoridades espanholas.
O incidente ocorreu por volta das 19h45 de domingo (18h45 em Lisboa) e envolveu dois comboios de alta velocidade: um da empresa privada Iryo, que seguia de Málaga para Madrid, e outro da empresa pública Renfe, que circulava no sentido Madrid–Huelva, perto da fronteira com Portugal.
Segundo relatos, os três últimos vagões do comboio da Iryo descarrilaram, invadindo a via do comboio da Renfe, provocando uma colisão frontal. Os dois primeiros vagões do comboio da Renfe foram projetados para fora dos trilhos e caíram por um aterro de cerca de quatro metros, aumentando a gravidade do acidente.
O local do incidente, conhecido como apeadeiro de Adamuz, possui uma subestação de manutenção e um ponto de mudança de agulhas, mas as causas do descarrilamento ainda estão a ser investigadas pelas autoridades espanholas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português acompanha o caso de perto, prestando apoio aos cidadãos nacionais afetados, enquanto os serviços de emergência espanhóis continuam a operação de resgate e assistência aos feridos.
Fonte:JN / Foto:APNEWS