Megaoperação da PJ mira grupo neonazi 1143 com mais de 30 detidos
Crimes de ódio, discriminação e violência contra imigrantes motivam intervenção; líder Mário Machado suspeito de continuar a dar instruções da prisão
Publicado em 20/01/2026 10:34 • Atualizado 20/01/2026 10:34
Justiça
FESTIVAL

A Polícia Judiciária (PJ) lançou esta terça-feira uma megaoperação contra o grupo de extrema-direita 1143, liderado pelo neonazi Mário Machado, emitindo mais de 30 mandatos de detenção.

A ação visa combater crimes de discriminação, incitamento ao ódio, violência e associação criminosa, com foco em ataques contra imigrantes. Entre os crimes investigados estão ainda ameaça, perseguição e ofensa à integridade física grave.

Embora Mário Machado já se encontre detido por delitos semelhantes, a PJ suspeita que o líder do grupo continua a orientar os restantes membros a partir da prisão. As autoridades estão a analisar mensagens e conteúdos xenófobos e racistas difundidos nas redes sociais.

Entre os episódios que levaram à investigação, destaca-se a agressão e roubo a um imigrante indiano numa estação de serviço em Aveiras, em outubro, bem como confrontos com manifestantes durante o desfile do 25 de Abril.

Os detidos serão presentes nos próximos dias a tribunal, numa ação que reforça o combate à extrema-direita e à violência de ódio em Portugal.

Fonte:Sicnoticias / Foto:PJ

Comentários