Força Aérea Portuguesa ganha “superpoder” nos céus com novo KC‑390
A aeronave chega com kit de reabastecimento em voo, aumentando alcance e autonomia das missões.
Publicado em 24/01/2026 18:33 • Atualizado 24/01/2026 18:36
Noticias
FESTIVAL

A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu este sábado o quarto de seis aviões KC-390 adquiridos à fabricante brasileira Embraer, com a novidade de incorporar um sistema de reabastecimento aéreo, anunciou o ramo militar.

O avião aterragem às 10:00 na Base Aérea n.º 11 (BA11) de Beja, após a entrega em cerimónia no Brasil e uma pausa técnica no Recife. A aeronave completou a travessia transatlântica sem escalas, possível graças ao ‘kit’ de reabastecimento, que permite oito horas de voo contínuo.

Este sistema, passível de instalação rápida em qualquer KC-390 da frota, integra depósitos adicionais de combustível na fuselagem e pods sob as asas, permitindo configurar a aeronave como ‘tanker’ sempre que necessário. A novidade aumenta significativamente o alcance e a autonomia das aeronaves, reforçando a projeção de Portugal em missões da NATO e países aliados.

Os KC-390 equipam a Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada em Beja, com missão de transporte aéreo geral e estratégico, incluindo transporte de pessoal, carga e apoio a missões internacionais. Até agora, a FAP recebeu quatro aeronaves, ficando dois ainda por entregar, além de um simulador.

O contrato original de 2019 previa a aquisição de cinco KC-390 e um simulador, para substituir os Hércules C-130. Posteriormente, foi aprovada a compra de um sexto avião e de um segundo simulador, bem como a venda de dez aeronaves a outros países da NATO, garantindo lucro estimado de 10 milhões de euros por unidade.

Portugal será ainda o centro europeu de formação de pilotos KC-390, sediado na BA11. O KC-390 é um avião militar multifunções, com capacidade para combate a incêndios, busca e salvamento, evacuações médicas e missões humanitárias, reforçando a versatilidade e autonomia da Força Aérea.

Fotos:Aeronaves KC‑390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, que equipam a Esquadra 506 “Rinocerontes” na Base Aérea n.º 11, em Beja.

Comentários