A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresentou esta quarta-feira o Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), uma iniciativa destinada a combater o insucesso escolar e a melhorar as práticas educativas junto de crianças e jovens, especialmente nos concelhos mais afetados por retenções e desistências, como Estarreja e Murtosa.
O plano visa uma intervenção precoce, focada nos primeiros anos de escolaridade, e pretende alcançar milhares de alunos até ao final de 2027, através de quatro atividades intermunicipais e 20 municipais. Entre os projetos incluídos estão ações como “Artistas em Residências” e a criação de uma rede de Ensino Profissionalizante, com o objetivo de aumentar para 78% a taxa de alunos que concluem os ciclos de estudo em tempo normal.
O PIPSE envolve um investimento total de 4,6 milhões de euros, dos quais 3,9 milhões são provenientes de fundos específicos para apoiar diretamente os alunos em maior dificuldade. A CIRA sublinha que o projeto não só beneficia os estudantes, mas fortalece toda a região, promovendo a integração, a valorização do capital humano e a fixação da população.
Fonte:JN / Foto:istockphoto