A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras e do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu mais de 1.200 quilos de crustáceos e moluscos bivalves na localidade da Torreira, concelho de Aveiro.
A operação fez parte de várias ações de fiscalização na zona da ria de Aveiro, destinadas a garantir o cumprimento das normas sobre captura, transporte e armazenamento de crustáceos e moluscos vivos. Durante a ação, foram intercetadas e fiscalizadas duas viaturas.
Dois homens, de 54 e 43 anos, foram identificados por transportar a carga sem a documentação legal obrigatória. As infrações detetadas constituem contraordenações puníveis com coimas que podem chegar aos 25 mil euros.
No total, foram apreendidos 675 quilos de caranguejo-mouro (Carcinus maenas) e 580 quilos de berbigão-vulgar (Cerastoderma edule), com um valor estimado de 8.500 euros. Os espécimes foram encaminhados para a lota de Aveiro para pesagem e verificação, tendo sido posteriormente devolvidos ao seu habitat natural.
Fonte:JN / Foto:GNRARQUIVO