A Câmara Municipal de Lisboa (CML) realizou uma reunião descentralizada no Pavilhão da Escola Básica Patrício Prazeres, ouvindo moradores das freguesias do Areeiro, Beato e Penha de França para discutir problemas concretos e apresentar soluções.
No âmbito do desporto, a CML comprometeu-se a apoiar o Vitória Clube Lisboa, após danos provocados por uma tempestade que derrubou muros e vedações. O município vai articular a regularização do licenciamento e poderá enquadrar as despesas, estimadas em cerca de 250 mil euros, no Programa Municipal de Apoio ao Desporto. Já foram concluídas obras de pavimentação e pintura, com um investimento superior a 55 mil euros. O campo é utilizado por cerca de 150 atletas e pelas seleções da Associação de Futebol de Lisboa.
Na Penha de França, será requalificada a iluminação pública da Rua Actor Vale, aumentando a segurança no local. Em Areeiro, o Bairro Portugal Novo terá um concurso de ideias para definir o futuro do edificado, enquanto o Bairro Horizonte será alvo de obras de urbanização que incluem saneamento, abastecimento de água, telecomunicações, iluminação pública e requalificação de espaços comuns.
A Câmara também explicou os avanços na educação: o projeto preliminar para a recuperação da Escola Luís António Verney, financiado com 1,6 milhões de euros pela CML, está concluído e decorre o concurso público para a elaboração do projeto de reabilitação, apesar de o financiamento da obra ser da responsabilidade do Estado.
Outros temas abordados pelos munícipes incluíram segurança, proteção civil e higiene urbana. Carlos Moedas anunciou que em 2027 a CML assumirá a responsabilidade integral pela recolha de resíduos e limpeza à volta dos ecopontos. Além disso, Lisboa conta atualmente com 86 pontos de encontro de emergência, preparados para sismos ou tsunamis, em colaboração com as juntas de freguesia.

Fonte:Câmara Municipal de Lisboa/Fotos